25.5.19

PS tutoriais #001: como fazer gifs

 E ai meus consagrados, tudo beleza com vocês?  Espero que estejam bem.  Como está sendo o 2019 de vocês? É só pra mim, ou esse ano está competindo com 2018 pra ver quem é o mais tóxico e trás mais desgraças? Mas 2019 foi um ano de divisão de águas pra eu. Pude voltar a estudar, eu estou indo a igreja, procurando emprego, voltei a blogar. Mesmo estando com as coisas carregada de problemas, metaforicamente dizendo, eu estou me esforçando pra não fazer cagada federal esse ano que possa me envergonhar no futuro.

 Eu não sei se com o tempo estou ficando mais paranoica, ou é realmente normal acontecer onde eu vivo. Mas, eu estou me sentindo meio perseguida esses últimos dias no caminho da escola. Coisas bem esquisitas tem acontecido, e como eu estudo a noite, não tenho como fugir dessa situação. Vocês já sentiram sensação parecida? É bem aterrorizante, mas sigo firme, de qualquer forma falta muito pouco pra acabar e eu só preciso aguentar até lá.

 Como essa postagem vai ficar enorme, vamos logo ao que interessa?

 Se você entrou neste post apenas para está parte, espero que eu possa suprir suas expectativas. Pra esse tutorial eu utilizei 2 itens principais, o Photoshop CS6 e o aplicativo SnapTube. Não vou colocar passo a passo de como utilizar o SnapTube, pois irei fazer uma postagem exclusiva para ele. *preste atenção atentamente em cada passo
1º passo — abra o seu Photoshop;
 Como eu já havia dito, a versão do meu Ps é CS6 e meu notebook é de 64bits. Acho esse design do Ps super lindinho, por isso optei por ele. Ele me trouxe mais praticidade, opções e afins. O meu está em inglêsz, mas se o seu estiver em português, apenas siga direitinho o passo a passo. Qualquer coisa tia Oceane está aqui para tirar qualquer dúvida.
2º passo — abra o arquivo (vídeo);

 Clique em "File" ou em "Arquivo" e espere que apareça essas opções, leve seu mouse até "Import" ou até "Importar". Não clique, apenas leve seu mouse até o local. Irá aparecer o seguinte menu extenso:
 Agora sim iremos clicar  em "Video Frames to Layers", eu não tenho a tradução correta disso, mas é algo como "Quadros de Vídeos Para Camadas", por exemplo. E irá aparecer a seguinte tela:
 Aqui (na imagem acima) é onde você irá selecionar o vídeo que pretende capturar as camadas, Eu deixei esse "pixeltez1" sem blur (desfoque), pois é uma textura que eu utilizo nos meu gifs. Vou deixá-la mais pro final do post, com um link para que possam baixar essa e mais outras. Eu super recomendo. ♥ Depois de selecionar o vídeo, clique em "Abrir", com o vídeo aberto vamos para o próximo passo:
3º passo — corte o vídeo/selecione as camadas;
 Nessa parte vou precisar explicar um pouquinho além do que vamos fazer, pra que caso você queira mais parte fazer de forma diferente tenha noção de como se faz. Nós estamos na opção "From Beginning To End", você irá usar essa opção se preferir fazer o gif com todos os frames do vídeo, não aconselho se o seu vídeo for grande demais com mais de 30 segundos, pois irá demorar uma eternidade para carregar frame por frame. Então vamos selecionar a opção "Selected Range Only" e mexer nessa setinha abaixo do nosso vídeo:
  Arraste as duas setinhas para selecionar os frames, onde você selecionar será a base do seu gif, então tenha certeza de ter selecionado direitinho, ok? ~baita meiga eu~ Agora apenas aperte no "Ok".
4º passo — vamos editar os frames
  Nessa parte iremos finalmente mexer com o nosso gif, ou melhor dizendo -colocar a mão na massa- baita engraçadona eu.
 Quando abertas, as camadas, você verá essa tela. Aqui faremos toda a magica por enquanto:
 Caso não tenha a janela "Timeline" ou "Linha do Tempo", vá em window (janela) > timeline (linha do tempo).

 Como podemos ver na imagem a cima os frames ficam na nossa Linha do Tempo, e caso assim como o meu, tenha uma sobra de frames que você não vai precisar, nós podemos excluí-los. Selecione eles da seguinte maneira: 

 Selecione o primeiro frame, e o último (que deseja excluir), pressionando a tecla shift do seu teclado. Depois clique em Delete selected frames (deletar frames selecionados). Faça isso sempre que precisar excluir mais algum frame. Caso queira conferir como seu gif está ficando, tem comando de play, pause e avançar logo ao lado (esquerdo) dessa lixeirinha onde apertamos. *estamos apenas usando a timeline por enquanto.

 Vamos redimensionar o nosso gif e deixá-lo com o tamanho desejado, agora? Sim vamos, afinal esse passo não deve ser pulado. Por mais chatinho que seja seguir passo a passo, se não seguirmos virá só a bagaceira ~já diria o meme~. Lembra quando selecionamos alguns frames para deletá-los? Dessa vez iremos selecionar todos, sim todos. Agora aperte a letra C, ou selecione o atalho de corte como selecionado nessa imagem:

 Com tudo selecionado, vamos agora editar quantos pixels nosso gif irá ter. Estão vendo esses dois retângulos um pouco mais escuros na imagem? É ali onde vamos escrever quando vai medir nosso gif. Como por exemplo, 500 px e 280 px.

 Para salvar a alteração clique naquele positivo um pouquinho mais a direita, seguindo a mesma linha.Agora provavelmente seu gif vai ganhar essa estatura:

 Para aumentar basta selecionar a lupa (atalho Z) e seguidamente apertar em "Actual Pixels" ou (Pixels Atuais). Apenas se preferir, pois isso não irá interferir em absolutamente nada no nosso resultado final.
 Eu disse que esse passo a passo era chatinho, não disse? Mas quanto mais manha pegamos mais simples e divertido fica fazer gifs. A edição é meio que a minha terapia, quando vejo um gif bonitinho e feito por myself, eu fico toda soft. Posso nem ver~
5º passo — vamos enfeitar o gif
 Ufa, chegou a parte mais belezinha, digamos de passagem. Se já tentou fazer gifs antes, sabe bem que se não escolher o PSD correto o nosso gif fica todo granulado, e feio. E é nessa parte onde nós colocamos a cereja do bolo, ou melhor dizemos, deixamos nosso gif uma belezura.

 Nós até agora trabalhos apenas com a Timeline, certo? Agora precisamos trabalhar com outra janelinha intitulada "camadas" ela fica a direita, onde também aparecem todos os nossos frames, até mesmo os que excluímos no 4º passo. Mas não se preocupe, isso não irá afetar em nada no resultado final. 
 Na janela "Camadas" selecione a primeira camada, e na janela "Linha do Tempo" mantenha todas as camadas selecionadas, caso o contrario as camadas não vão ser editadas corretamente.

 Abra os PSDs que irá usar, as texturas, os vetores e afins. Deixe-os em algum lugar da tela, assim:
 Para joga-los no nosso gif, apenas segure a camada com o psd/efeito/textura/afins e solte no gif, na imagem acima o PSD já está selecionado, basta arrastarmos ele até a imagem, e soltá-lo. Faça o mesmo com qualquer outro efeito, caso precise mexer algo (posicionar corretamente) basta usar o atalho V, ou apenas clicar naquela seta com um icon de movimentar na parte esquerda.

 Quer escrever algo em seu gif? É o mesmo que colocar um efeito, só que desta vez eu te aconselho a selecionar todas as camadas da Linha do Tempo novamente, pois geralmente se você escrever em um lugar e arrastar para outro, para onde arrastar só irá aparecer em um dos frame, o resultado final ficará com a posição inicial. Ou seja, se escrever no meio da tela, para depois colocar nas laterias, um frame ficará na lateral e todos os outros no meio do tela. Mas selecionando todos os frames novamente, esse erro não ocorre, por algum motivo. ~não me perguntem como descobri isso, pois eu não faço ideia~
 Para escrever aperte nesse T acima da seta, ou use o atalho T. Pode colocar efeito no texto normalmente, e style também. *qualquer dúvida não hesite em perguntar
6º passo — salvar
 No mesmo local que apertamos para abrir o gif, vamos abrir a aba para salvar nosso gif. Vá em file (arquivo) > save for web (salvar para web). Irá abrir está aba:
 Aqui você pode conferir seu gif, assim como podia na Linha do Tempo, temos os mesmos comando de pause, play, avançar e afins. Veja se está tudo correto e aperte em "Save" ou (Salvar). Escolha a pasta onde deseja salvar e qual nome dará ao gif. 
 Parece complexo, mas eu juro que não é. É uma das maneiras mais simples que se tem para criar um gif. Repito, caso tenha qualquer dúvida, por favor, me pergunte. Eu não sou a mestra em ensinar as pessoas, e talvez tenha deixado passar algo. Ah, e antes que eu me esqueça, tem como diminuir ou aumentar o tempo de cada frame, fazendo com que ele reproduza mais lento, ou mais rápido, basta:
 Vai aparecer alguns opções, mas eu geralmente clico em "Other" ou (outros), e coloco algo especifico, nesse gif utilizei 0,07 segs.
(eu perdi o resultado do gif)
 Lembra quando eu citei textura pixel? Vou deixar aqui esse link, onde eu baixei a textura que sempre uso, da um detalhe super maravilhoso no gif e eu super recomendo sz

4 comentários:

  1. Oiee oceane!

    Nossa como não pensei fazer gif desse jeito? Vc é gênia pra compartilhar essa ideia para ter inspiração pra criar gif pelo ps! E ficou bem linda seu gif, parece até oficial ♥

    p.s.: obrigada por me preocupar, estou melhor agora, me recuperando aos poucos... rs

    ah e vc pode fazer o "meme - o último" de repente na sua próxima postagem ♥

    Kiss
    Tsuki no shita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamu c; Tudo bem contigo anjinho?

      Sou gênia não, apenas aprendi algumas coisinhas nessa vida que Deus me deu. kkk Obrigado meu anjo ♡ Que bom que tenha gostado. AAA Que bom que está melhorando, qualquer coisa estarei por aqui. Muito obrigada pela indicação, vou ver se faço, acho que perdi a pratica de postar TAGs. haha

      Beijos até a próxima anjo.

      Excluir
  2. Olá oceane! Desculpe a demora :/

    Vou com certeza salvar essa dica. Eu já tentei fazer gifs, mas nunca pelo ps, agora vou fazer só por lá kkk Muito Obrigada <3

    Ahh, sobre as panquecas, não desista kkkk Eu também não mandava bem na cozinha até ir tentando mesmo. Hoje eu pego as receitas na internet e nem é sempre que sai algo bom XD

    Eu amei o lay do blog, está lindo! Parabéns!!!

    Beijos e até mais *^^*~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas Nat, pelo o menos apareceu não é mesmo? kkkkkk Brincadeira! ;p

      Tenta sim! Parece complicadinho, mas quando pega a manhã você acaba fazendo uns 20 por dia, ou até mais. Vou tentar aprender a cozinhar, hoje fiz um omelete de ovo com banana e canela, mas ficou com muito óleo. :c Era pra ser uma receita light. ERA...

      Muito obrigado anjinho. Beijos e até a próxima, estarei te aguardando aqui. ♡♡

      Excluir

Obrigada por ler essa postagem, quer comentar algo? Leia antes esses pequenos passos:

— algum kaomojis pra você usar nos comentários:

ヽ(・∀・)ノ (^人^) ヽ(*・ω・)ノ (≧◡≦) (o_ _)ノ彡☆ (⌒ω⌒) ヽ(o^▽^o)ノ (⌒ω⌒) \(≧▽≦)/ (⌒‿⌒) (*≧ω≦*) (っ˘ω˘ς ) (〃^▽^〃) (╯✧▽✧)╯ \(٥⁀▽⁀ )/ (⁀ᗢ⁀) ( ‾́ ◡ ‾́ ) (╯✧▽✧)╯

— comente sobre a postagem, não apenas finja que leu, é importante pra mim uma boa interação com os leitores.

— não seja mal educado com nenhum leitor, comigo, contigo ou com qualquer outro ser humano desta terra, este lugar é de paz e amor.

— não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa te visitar futuramente.

— quer pedir afiliação? peça nesta página.

Gratidão pela sua visita,
with love, oceane ♥